INTRODUÇÃO RH

O CARÁTER MULTIVARIADO DA ARH

 

   A ARH é uma área interdisciplinar - Psicologia, Sociologia, Engenharia etc,

 

   Aborda assuntos tanto interno como externo à organização.

 

-Externo: pesquisa de mercado de trabalho, salários e benefícios, relações sindicais,relações trabalhistas etc.

 

-Interno: análise e descrição de cargos, avaliação de cargos, avaliação de desempenho,

HST etc.

 

  Técnicas de ARH pode ser:

 

Aplicada diretamente sobre as pessoas: recrutamento, entrevista, seleção, integração etc.

 

Aplicada indiretamente sobre as pessoas: análise e descrição de cargos, planejamento de rh etc.

 

   A ARH pode referir-se ao nível individual, como a níveis: grupal, departamental, organizacional e ambiental da organização.

 

O caráter contingencial

 

  não há leis ou princípios universais, a ARH é contingencial. A ARH bem sucedida em uma empresa, numa época, pode não ser numa outra empresa ou numa outra época.

 

  A ARH pode ser centralizada - numa Diretoria de RH ou descentralizada - em diversos departamentos regionais de RH.

 

   nível hierárquico de ARH: diretoria - toma decisão, nível de gerência intermediária – não decisorial.

 

A ARH como responsabilidade de linha e função de staff

 

   Responsabilidade de linha: na tomada de decisão para fazer a organização ter êxito.

 

   Função de staff: assessoria que RH presta a cada chefe.

 

A ARH como um processo

Os processos básicos são cinco, a saber:

 

Provisão:Quem irá trabalhar na organização-Pesquisa de mercado de Rh; Recrutamento de pessoas; Seleção de pessoas.

Aplicação:O que as pessoas farão na organização-Integração de pessoas. Desenho de cargos, Descrição e análise de cargos. Avaliação do desempenho.

Manutenção:Como manter as pessoas trabalhando na organização-Remuneração e compensação. Benefícios e serviços sociais. Higiene e segurança do trabalho. Relações sindicais.

Desenvolvimento:Como preparar e desenvolver as pessoas-Treinamento e Desenvolvimento organizacional

Monitoração:Como saber o que são e o que fazem as pessoas-Banco de dados. Sistemas de informação, controles - frequência - produtividade - balanço social.

 

Políticas de RH

 

As políticas referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros e por

intermédio deles atingir os objetivos organizacionais.

 

   Políticas de suprimento de RH

.onde, em que condições, como recrutar as pessoas.

. critério de seleção de RH, padrões de qualidade para admissão.

. como integrar os novos participantes.

 

  Políticas de aplicação de RH

. como determinar os requisitos básicos da força de trabalho - intelectuais e físicos.

. critérios de planejamento, alocaçâo e movimentação interna de RH.

. Critérios de avaliação de qualidade dos RH - avaliação do desempenho.

 

  Políticas de manutenção de RH

. critérios de remuneração direta e indireta.

. como manter a força de trabalho motivada, de moral elevado, participativa.

. critérios relativos às condições físicas ambientais

. relacionamentos de bom nível com sindicatos e representações do pessoal.

 

  Políticas de desenvolvimento de RH

. critérios de diagnóstico e programação de preparação e reciclagem da força de trabalho.

. critérios de desenvolvimento de RH a médio e longo prazos

 criação e desenvolvimento de condições capazes de garantir a saúde e excelência organizacional.

 

  Políticas de monitoração de RH

. como manter um banco de dados para fornecer informações necessárias.

. critérios para auditoria de RH.

 

OBJETIVOS DA ARH

 

Os principais objetivos da ARH, são:

 

"   criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação

para realizar os objetivos da organização;

 

   criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e

satisfação plena das pessoas, e alcance dos objetivos individuais; e

 

   alcançar eficiência e eficácia através das pessoas.

 

ALGUMAS DIFICULDADES BÁSICAS DA ARH

 

   lida com meios, com recursos intermediários e não com fins - função de assessoria,

recomendação e controle.

 

   lida com recursos vivos - complexidade, diversificado.

 

   preocupa-se fundamentalmente com a eficiência e eficácia, porém, sem poder controlar os eventos ou condições que as produzem.

 

   os padrões de desempenho e de qualidade dos recursos humanos são complexos e diferenciados,

variando em função do nível hierárquico.